No 4º concerto da Temporada Oficial da Filarmônica da UFRN teremos o vencedor do concurso “Jovens Solistas”, o Eufonista Caio César. O concerto foi realizado no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN no dia 22 de Junho de 2019 às 18h e 20h. Regendo a orquestra estavam os maestros Roberto Ramos e o prof. Fernando Deddos.
PROGRAMA
ABERTURA FOLCLÓRICA
MARIO TAVARES
O modus operandi de Mario Tavares em sua Abertura Folclórica obedece ao principio utilizando por outros compositores nacionalistas: uma forma bem delineada, neste caso um Rondo como estrutura, mesclada com passagens de grande complexidade rítmica que contrastam com melodias muito cantáveis.
Mario Tavares (1928- 2003) nasceu em Natal e iniciou os estudos musicais através do violoncelo, estudando com Tomaz Babini. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica do Recife e, a partir de 1947, da Orquestra Sinfônica Brasileira. No Rio de Janeiro estudou na Escola Nacional de Música, sendo discípulo de Francisco Mignone. Colaborou e estudou também com Cláudio Santoro e Victor Tevah. Foi regente titular da Orquestra de Câmara da Rádio MEC e, a partir de 1960, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
DANSE BACCHANALE (1877)
CAMILLE SAINT-SAËNS (1835-1921)
O Bacchanale fica no começo do terceiro Ato da Opera Sansão e Dalila. No templo de Dagon em Gaza, os filisteus estão preparando um sacrifício em gratidão por sua recente conquista de Sansão, o líder dos hebreus rivais que eles o aprisionaram, depois de Dalila ter raspado o cabelo (que foi a chave para perder seu poder). Os filisteus trabalham em um frenesi neste momento da dança. O cabelo de Sansão cresceu ao seu comprimento anterior e ele vai em breve chamar a Deus para restaurar sua força, o qual ele usa para quebrar o templo e o deixar nas ruinas. Saint-Saëns enche sua dança comemorativa com linhas melódicas sinuosas e toques de “exotismo oriental”, bem como a seção de percussão particularmente exuberante.
SYMPHONIC VARIANTS FOR EUPHONIUM AND ORCHESTRA
JAMES CURNOW
Symphonic Variants para Eufônio e Banda foi encomendado pelo Dr. Harry Begian, Diretor de Bandas da Universidade de Illinois. Foi estreada por Phillip Franke, principal trombonista da United States Marine Band. Esta é uma obra com quatro movimentos, exibindo artisticamente o alcance e a flexibilidade do eufônio. Através de variações de tempo e melodia, a obra traz a sonoridade do eufônio e as habilidades do solista. A obra começa com uma afirmação allegro con espressivo do tema, e alterna com variações adagio e allegro con spirito. Os trechos Lento, presto e pesante adicionam mais interesse à composição. Esta é a primeira vez que um Eufônio é um instrumento solista frente a uma Orquestra no Nordeste.
ROBERTO RAMOS (REGENTE)
Roberto Ramos nasceu na Venezuela, aos cinco anos mudou-se para os Estados Unidos entre os estados de Miami, Flórida e Nashville, Tennessee onde começou seus primeiros passos em direção à música no coro e banda das escolas tocando percussão, em 1999 retornou para a Venezuela. Em 2001, retomou seus estudos musicais, desta vez com o trompete no Núcleo Escuque (Edo. Trujillo) pertencente ao Sistema Nacional de Coros Juvenis e Infantis e Orquestras da Venezuela, também conhecido como El Sistema. No ano seguinte, ele começou a dar aulas em diferentes partes do estado e começou suas atividades na Orquestra Sinfônica do Estado Trujillo, em paralelo, ele continuou seus estudos de trompete e teoria na escola de música Laudelino Mejías, nesse mesmo ano, regeu pela primeira vez aos catorze anos a Orquestra Infantil do Núcleo onde começou.
Em 2006 ele se mudou para a capital (Caracas) para a realização de estudos na área de regência orquestral na Universidade Nacional Experimental das Artes (UNEARTE), antigo Instituto Universitário de Estudos Musicais (IUDEM), com os professores Rodolfo Saglimbeni, Alfredo Rugeles e Carlos Sala Ballester, paralelo entra no Conservatório de Música Simon Bolívar e Orquestra Sinfônica Juvenil do Caracas. Em 2008, ele se aposentou da orquestra para começar como professor de trompete cadeira no Núcleo La Rinconada, em que ele também regeu na Orquestra das Crianças do núcleo, que ganhou o 1o lugar no Festival Orquestras das Crianças da Região da Capital do ano 2011-2012 realizada pela FUNDAMUSICAL SIMON BOLIVAR. Também participou do Festival de Jovens Diretores, feito pelo Sistema de Orquestras da Venezuela. Com o tempo, tornou-se diretor do Núcleo La Rinconada, Coordenador Estadual do Eixo Sul da Gran Caracas e
diretor da Orquestra Sinfônica Jovem da Inocente Carreño. Ele é constantemente convidado a liderar e ministrar aulas nos núcleos regionais e orquestras do país, auxiliando na formação musical de crianças e jovens. Sua formação acadêmica foi construída pelos diferentes professores, Eduardo Alburua, Silbri Silie, Fernando Quintero, Luis Melo, Gaudy Sánchez, Max Sommerhalder e Jairo Hernández (trompete). Cursos e aulas de regência orquestral com os professores Miguel Ángel Monrroy Francisco Noya (Escola de Música Berklee), Rubén Capriles, Tom Zelle (Universidade North Park Chicago), David del Pino Klinge (Universidade do Chile), Collin Metters (Royal Academy London). Em 2016, foi convidado a apresentar uma audição para o Regente Adjunto da Rádio da Polônia, localizado na cidade de Katowice. Atualmente, é aluno do Mestrado em Direção de Orquestra do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o Maestro André Muniz, e ao mesmo tempo é o Regente Adjunto da Filarmônica da UFRN.
CAIO CÉSAR
Caio César iniciou seus estudos musicais informalmente em 2008 na Banda Marcial 7 de Setembro coordenada pelo seu primo, após dois anos ingressou na Escola de Música José Ladislau Pimentel no bairro de Ponte dos Carvalhos na Cidade do Cabo de Santo Agostinho e dois anos mais tarde na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) posteriormente ingressando na UFPE (Universidade Federal do Pernambuco) para cursar música, atualmente é bacharelando em Eufônio pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Durante esse tempo, Caio tem participado de diversos festivais nacionais e inter- nacionais de música pelo Brasil e por diversos países das Américas como Colômbia, Argentina, Peru, Cuba, Estados Unidos e outros, tendo aulas com professores de reconhecimento internacional como Thomas Rüedi (SWI), Steven Mead (UK), Misa Mead (JAP), Jukka Myllys (FIN), Tormod Flaten (NOR), Richard Demmy (EUA), Adam Frey (EUA), David Thorton (UK), Brian Bowman (EUA), Sebastian Rozo (COL), Fernando Deddos (BRA), Wilson Dias (BRA), James Gourlay (SCOT), Øystein Baadsvik (NOR), Sergio Carolino (PT), Sigfrield Jung (GER), Jeff Baker (EUA), Aaron Tindall (EUA), Albert Katthar e outros.
Participou da Banda Sinfônica da Cidade do Recife e da Banda Sinfônica do Centro de Educação Musical de Olinda durante 4 anos, participou da orquestra de frevo do Bloco Lírico Carnavalesco “o Bonde” e participou de gravações de CD’s do Bloco “Eu Quero Mais” e Heleno Ramalho; participou de diversos concursos de solistas no Brasil, Argentina, Colômbia e Estados Unidos, onde conseguiu o segundo prêmio no concurso internacional de Eufônio em Bogotá (COL) e o primeiro prêmio no concurso nacional de Eufônio promovido pela associação de Eufônios e Tubas do Brasil (ETB) e o segundo prêmio no concurso de Jovens Solistas da Banda Sinfônica da UFRN; ganhou também a concorrida bolsa Earle L. Louder oferecida pelo Euphonium Tuba Institute. Caio tem participado de vários eventos como professor e solista, dentro e fora do Brasil apresentando-se em teatros e salas de concertos renomadas como Teatro Municipal “1o de Mayo” na cidade de Santa Fé – Argentina, Donna & Marvin Schwartz Center for Performing Arts na cidade de Atlanta – EUA, Teatro Santa Izabel – Recife (PE), Teatro Procópio Ferreira – Tatuí (SP) Teatro Carlos Câmara – Fortaleza (CE), Sala Radegundis Feitosa – João Pessoa (PB) entre outros.