Em seu VI Concerto da Temporada Oficial, a Filarmônica da UFRN faz uma homenagem aos 200 anos no nascimento de Clara Schumman. O Concerto aconteceu no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN às 18h e 20h. Como solistas convidados temos o Prof. Durval Cesetti no piano, o regente Guilherme Bernstein e os Chineses Song Quiang no violino e Zhang Yunxin no violoncelo.

Sessão I – 18h
Sessão II – 20h

Programa

Clara Schumann (1819-1896)
Konzertsatz em fá menor
Solista: Durval Cesetti (piano)

Johannes Brahms (1833-1897)
Concerto Duplo em lá menor, Op. 1
Solistas:
宋强 Song Qiang (violino)
张云昕 Zhang Yunxin (violoncelo)

Maestro: Guilherme Bernstein

宋强 SONG QIANG (VIOLINO)

Nascido em Tianjin em 1980, Song Qiang iniciou seus estudos de violino aos quatro anos, tendo aos sete anos começado a ter aulas com Liu Zili, renomado professor do Conservatório de Música de Tianjin. Na Alemanha, concluiu seu mestrado na “Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin”, estudando sob a tutela de Johannes Kittel e realizou seu doutorado na “Hochschule für Musik und Theatre Rostok”, com o professor Hanns Eisler, que considerou-o um dos mais promissores violinistas de sua geração. Ganhou o 1o prêmio e um prêmio especial pela melhor interpretação de obra virtuosística no “Internationaler Königin Sophie Charlotte Wettbewerb für Violine” em 2004 e, em 2007, o 2o prêmio no “Concorso Violinistico Internazionale Andréa Postacchini”. Realizou recitais em diversos países europeus e apre- sentou-se com orquestras como a RundfunkSinfonieorchester Berlin, a Brandenburger Symphoniker e a Berliner Symphoniker. Em 2007, apresentou-se com a Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin em concerto no Grande Salão do Povo de Pequim. Em 2008, retornou à China em definitivo e tornou-se professor do Conservatório de Música de Tianjin. Desde então, realiza frequentemente recitais e concertos por todo o país, tendo apresentado-se com importantes orquestras chinesas e oferecido masterclasses em algumas das mais importantes instituições de ensino. Song Qiang dedica-se com frequência à música de câmara, como membro do Quarteto de Cordas Tianjin e do Trio do Conservatório de Música de Tianjin; com este último, recebeu 3o prêmio em concurso promovido pelo Conservatório de Música da São Petesburgo. Apresentou-se também recentemente no IX Festival Internacional de Composição da Tailândia e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).

张云昕 ZHANG YUNXIN (VIOLONCELO)

Secretário da Associação de Violoncelo da China e chefe da cadeira de violoncelo e contra- baixo do Conservatório de Música de Tianjin, Zhang Yunxin obteve seu mestrado em 2002 e seu doutorado em 2005 no Hochschule für Musik Würzburg (Alemanha). Participou de masterclasses com renomados cellistas como Yo-Yo Ma, Maria Kliegel e Gustav Rivinius. Em 2004, realizou recitais no Canadá e gravou a sonata de Dohnanyi para difusão pela rádio Bayerischer Rundfunk, com o jornal “Mainz Post” escrevendo que “Zhang Yunxin possui uma bela e calorosa sonoridade e habilidades superhumanas”. Tocou por vários anos na Würz- burg Philharmonic Orchestra, e na Würzburg city Orchestra, realizando turnês por diversos países europeus. Em 2008, seu quinteto de cordas recebeu o 1o prêmio do Concurso Inter- nacional de Música de Câmara Gnessin (Moscou, Rússia). Com o Quarteto de Cordas de Tianjin, formado em 2009, tem se apresentado por toda a China, com concertos em Pequim, Xangai, Shanxi, Xiamen e diversas outras cidades. Em 2012, recebeu bolsa do governo chinês para retornar a Alemanha por um ano como pesquisador visitante.

DURVAL CESETTI (PIANO)

Descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal), Durval Cesetti completou seu doutorado, mestrado e bacharelado pela McGill University (Canadá). Apresentou-se como solista com orquestras como a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, sob a regência dos maestros André Muniz, Linus Lerner, Elena Herrera (Cuba), Kirk Trevor (Inglaterra), Juan Paulo Gómez (Espanha) e Jean-Michaël Lavoie (Canadá). Como camerista, colabora frequentemente com diversos músicos de renome internacional e tem publicado seus artigos em periódicos como The Musical Times e Latin American Music Review.

GUILHERME BERNSTEIN (MAESTRO)

O carioca Guilherme Bernstein é professor de regência e prática de orquestra da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Tem atuado à frente de orquestras como Sinfônica Nacional – UFF, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestras Sinfônicas de Porto Alegre, Goiânia e Recife, Orq. Experimental de Repertório – SP, Orq. Rimsky-Korsakov de São Petersburgo, solistas da Filarmônica de Israel, entre várias outras, além da própria Orquestra da UNIRIO, com a qual se apresenta regularmente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e na Sala Cecília Meireles, entre outros espaços musicais no Rio de Janeiro. Foi Maestro Residente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal – RJ e por vários anos Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, conjunto de ponta do projeto “Música nas Escolas de Barra Mansa” que ajudou a formar e onde sua atuação foi fundamental para elevar o grupo à posição de destaque que hoje desfruta na cena musical brasileira. Composições suas como a Serenata para Cordas e o Concerto para Piano n.1, ambas publicadas pela Academia Brasileira de Música, têm sido apresentadas em várias cidades do Brasil, Europa e EUA e sua ópera de câmara O Caixeiro da Taverna já ganhou duas produções, ambas com excelente resposta popular. Foi ainda premiado pela trilha sonora do filme O Outro Lado da Rua e publicou o livro “Sobre Poética e Forma em Villa-Lobos – Primitivismo e Estrutura nos Choros Orquestrais”. Guilherme Bernstein completou seus estudos básicos, bacharelado e mestrado na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduou-se em regência orquestral pela Hartt School of Music, EUA, onde se aperfeiçoou com Harold Farberman, e é Doutor em Música pela UNIRIO.