Em tempos de quarentena, se tornou crescente a participação e colaboração de músicos em diversos projetos e vídeos colaborativos. Mesmo com o distanciamento, a tecnologia possibilita a interação de grupos musicais, mesmo que seus participantes estejam em localizações geográficas diversas. É o caso da Big Band “Na Gaveta” e o Professor Cleber Campos, da Escola de Música da UFRN. Neste vídeo, a Big Band mostra um arranjo de “Lambada de Serpente” de Djavan.
Com a proposta de arranjos feitos especialmente para o grupo, a Big Band Na Gaveta foi formada no ano de 2005 e vem desenvolvendo um trabalho consistente, explorando ao máximo a capacidade e peculiaridade de cada músico e desenvolvendo uma linguagem uniforme e inovadora.
Um dos objetivos da Big Band “Na Gaveta” é pesquisar uma nova sonoridade dentro dessa peculiar formação instrumental, mostrando um trabalho de composição instrumental moderno, que mescla elementos da música popular e erudita, tanto na exploração de texturas musicais quanto na forma e estrutura das composições.
Fugindo do tradicional estilo das Big Bands, com uma formação menor que a tradicional, a Na Gaveta traz como influência a música de Big Bands contemporâneas como Dave Holland Big Band e Maria Schneider Orchestra, apresentando as composições de Emiliano Sampaio, Marcelo Fernandes e Tiago Pallone gravadas em seu primeiro CD, intitulado “Atemporal”, e releituras de Tom Jobim, Chico Buarque, Miles Davis, além das composições mais atuais.
Vale Dizer que a Big Band Na Gaveta foi vencedora do V Festival Botucanto Instrumental com a composição Suíte para o Arnaldo, no ano de 2008.
Formação:
Marcelo Valezi, Jorge Cirilo, Fernando Sagawa, Eduardo Furtado, Bruce William, Lucas Joly, Marco Antonio Almeida Jr., Gláucio Sant’ana, Emiliano Sampaio, Tiago Pallone e Cleber Campos
Arranjo: Marcelo Valezi
Produção Edição e Mixagem: Tiago Pallone