No dia 28 de Outubro de 2019, orientada pelo professor Simião Severo, Luana Mendes concluiu seu curso técnico em guitarra com um recital no Auditório Onofre Lopes. Assista aqui no Auditório Onofre Lopes Digital uma parte do recital.
Programa:
Banda:
Guitarra: Luana Mendes
Teclado: Oswin
Baixo: Hallison
Bateria: Fernando
Sax: Silvio
Guitarra: Simeão (Part. Esp.)
Músicas:
Duke Ellington
Satin Doll
Victor Young
My foolish heart
Wes Montgomery
Road Song
Jacob do Bandolim
Noites Cariocas
Durvall Ferreira
Estamos aí
Manoca Barreto
O pé de Araçá
Sivuca
Um tom para Jobim
Gravação e Mixagem:
Waldecio Silva
Edição de vídeo:
Paulo Henrique P. da Silva
Luana Mendes
Luana Mendes dos Santos, nasceu em Julho de 1995. Seu interesse pela música surgiu aos oito anos, quando aprendeu a tocar flauta doce. Aos 14 anos, após saber de uma ONG que estava oferecendo bolsas gratuitas, fez o teste de aptidão para o curso básico de guitarra elétrica. Foi aprovada, e três anos depois, concluiu o curso, tendo feito durante esse período participações em recitais e atuando como guitarrista base da orquestra formada pelos alunos e professores do projeto. As 18 anos, Luana começou a dar aulas particulares de guitarra e violão para alunos iniciantes, trabalhou em escolas especializadas, projetos e ONGs. Seu professor do curso básico, João Gomes, foi quem a orientou em seus estudos e a incentivou a tentar o curso técnico oferecido pela Escola de Música da UFRN, o qual sempre fora bastante concorrido.
Após 5 tentativas e com muita persistência, em 2016, Luana Mendes foi aprovada tendo sido a primeira mulher a ingressar no técnico em guitarra da EMUFRN. Logo no início do curso alguns desafios surgiram. Após ter casado e descoberto sobre sua gravidez, Luana precisou aprender a conciliar seu tempo entre curso, casa e trabalho, o que não foi uma tarefa nada fácil.
Inúmeras foram as vezes que ela pensou em desistir e, apesar de enfrentar muitas dificuldades, Luana insistiu em continuar seu curso, contando com o apoio de sua família, professores e amigos mais próximos.
Durante seu curso, participou de alguns eventos, dentre eles o I Festival de Jazz Manoca Barreto como aluna do workshop de improvisação. Atualmente planeja montar um grupo feminino de jazz, juntamente com colegas de seu curso.
Suas influências em guitarra são: Manoca Barreto, Roberto Taufic, Steve Vai e Wes Montgomery.