Fazer música com um grupo de pessoas presencialmente já é uma tarefa complicada. Imagine juntar 63 coralistas e musicistas em uma sala para fazê-los cantar e tocar uma obra juntos, unidos em seu propósito musical e sincronizados temporal e emocionalmente.
A pandemia fez essa tarefa impossível no mundo real, mas novos desafios surgiram no mundo virtual. Pegar cada um desses indivíduos, pedir que cada um filme o seu fazer musical em sua residência e depois juntar todos é um trabalho que exige muita atenção e dedicação. Além de vários takes e correções, para que todos se unam em um grupo, como se estivessem de fato na mesma sala.
Foi isso que o Coral Infantil da UFRN e a Orquestra Filarmônica da UFRN propuseram-se a fazer com este vídeo. Com um arranjo feito especialmente para a ocasião pelo violoncelista Bruno Lima, as crianças do Coral Infantil e os alunos da EMUFRN se juntaram, sob a direção à distância dos Profs. Nan Qi, Durval Cesetti e André Muniz, para apresentar “Dona Nobis Pacem”, obra cujo título significa “Dai-nos a paz”.
Paz que tanto precisamos nos tempos atuais, em que temos que enfrentar tanto um vírus que mata inconscientemente como o despreparo e incompetência de pessoas que, conscientemente, não conseguem lidar com a situação de forma responsável. 63.254 pessoas mortas de Covid no Brasil no momento em que publicamos este vídeo. Para todos nós, necessitamos de paz, sabedoria e amor, acima de tudo.
One comment
Excelente proposta de trabalho! A EMUFRN está na vanguarda da pós pandemia! Parabéns!!!