O recital de Bacharelado em Eufônio de Hugo Leonardo dos Santos Cardoso, orientado pelo prof. Fernando Deddos, aconteceu no dia 05 de Dezembro de 2019 no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN. O recital pode ser conferido na íntegra aqui no Auditório Onofre Lopes Digital.

Recital de Bacharelado em Eufônio – Hugo Leonardo dos Santos Cardoso – 05/12/20219

Programa:

Recital de Bacharelado – Eufônio
Hugo Leonardo dos Santos Cardoso

Auditório Onofre Lopes – 05/12/20219

Orientador: Fernando Deddos

Participações:
Prof. Durval Cesetti (Piano)
Antonio Wendel (Clarinete)

Músicas:
Allen Vizzutti (1952)
Cascades

James Barnes (1949)
Concerto for Euphonium Op.132
I -Elegia
II- Romanza
III – Scherzo


Peter Graham (1958)
The Holy Well “From On Alderley Edge”

Fernando Morais (1966)
Variações Sobre O Tema De “O Cravo e a Rosa”

Alfredo Da Rocha Viana Filho “O Pixinguinha” (1897-1973)
Ainda Me Recordo

Cascades (Allen Vizzutti – 1952)

O americano Allen Vizzutti é trompetista, compositor e educador musical. Como trompetista se apresentou em cerca de 60 países com uma variedade de artistas e conjuntos. Vizzutti compôs muitas obras de orquestra que levaram a estreias mundiais da Filarmônica de Los Angeles, Phoenix Symphony, dentre outras. Lecionou em diversas universidades como Universidade de Washington e Trompeten Akademie de Bremen na Alemanha.Cascades foi escrita originalmente para trompete solo por influência de Steven Glover, sendo um presente a todos os membros da International Trumpet Guild em 1981. O título Cascades “Cascatas”, vem tanto da imagem visual da água deslizando por um declive muito íngreme de terreno rochoso, como também das magníficas montanhas de mesmo nome no grande noroeste do Pacífico americano. A música está dividida em três ideias básicas, a abertura é bastante angular, explorando bastante o recurso de intervalos, a segunda parte utiliza-se um padrão de digitação com agilidade, com inferências de motivos jazzísticos, a terceira seção apresenta uma ideia mais calma e cantabile. As três ideias são desenvolvidas e recapitulam-se ao longo da peça. Em 2009 o compositor republicou a obra com a versão para Eufônio Solo.

Concerto for Euphonium Op. 132 (James Barnes – 1949)

James Barnes é coordenador da área de teoria e composição da Universidade do Kansas. Ministra cursos de orquestração, composição, história e repertório de bandas sinfônicas. Suas numerosas publicações para banda de concertos e orquestra são extensivamente apresentadas nos Estados Unidos e Europa.Concerto For Euphonium, op. 132, foi composta como uma homenagem para seu ex-aluno e amigo Pat Stuckemeyer. O primeiro movimento Elegia, apresenta cadências com harmonias profundas e exuberantes, quase como um recitativo. A imagem pintada nesse movimento é cheia de tons escuros, mas com esperança num horizonte musical. O segundo movimento Romanza, apresenta as qualidades líricas características do eufônio. O terceiro movimento Scherzo, oferece um tema com muita agilidade, brincante e emocionante até o fim.

The Holy Well “From On Alderley Edge” (Peter Graham – 1958)

Peter Graham é um prolífico compositor britânico para orquestras de metais e percussão, nascido na Escócia, graduou-se na Universidade de Edimburgo, atualmente é PhD em composição. Trabalhou como compositor / arranjador freelancer e como editor de publicações no SA Music Bureau. Graham ocupou cargos como Associado de Música da Black Dyke Mills Band (1997–2004) e como compositor residente da Her Majesty’s Coldstream Guards Band.
A melodia da Canção “O Holy Well “From On Alderley Edge” é baseada no O Holy Well (O poço sagrado) que é um dos marcos do município de Edge, um local muito antigo, com vasta área verdes de florestas e marcado por guerras. A melodia arqueada demonstra a arte lírica, com ideias de um tema de redenção e triunfo do bem sobre o mal.

Variações sobre o tema “O cravo e a Rosa” (Fernando Moraes – 1966)

Trompista, professor e compositor, Fernando Morais formou-se bacharel em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e licenciou-se pela UniCEUB, em Brasília. Algumas de suas obras têm sido premiadas em concursos nacionais e internacionais. Seu catálogo conta com mais de setenta peças, muitas gravadas no Brasil e no exterior. A obra apresentada compreende variações sobre o tema de O Cravo e a Rosa conhecida canção do folclore brasileiro.

Ainda me recordo (1897-1973)

Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música brasileira. O dia 23 de abril é especial para a música brasileira, pois é o Dia Nacional do Choro e aniversário de Pixinguinha.
Ainda me Recordo foi gravado pela primeira vez em 1932 pelo Grupo da Guarda Velha (disco Victor 33.652-A), sob direção do próprio compositor. Há no Acervo Pixinguinha/IMS um manuscrito para piano pelo próprio compositor datado de 1931, o que parece ser a mais antiga partitura desta música – na época ainda designada como “tango”. A música recebeu novo arranjo de Pixinguinha para o programa de rádio O Pessoal da Velha Guarda, dirigido por Almirante, sendo apresentado em 03 de março de 1952 na Rádio Tupi.

Hugo Leonardo dos Santos Cardoso

Natural de Santo André (SP), iniciou seus estudos musicais em 1998 na (FADRAMT) Fanfarra Dragões do Município de Tarabai – SP, sob a regência do Maestro Emerson Palazzi, iniciando intensa atividade em bandas marciais e fanfarras entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Formou-se Técnico em Eufônio pela Escola Municipal de Artes Profa. Jupyra Cunha Marcondes de Presidente Prudente (SP). Licenciado em Música pela Universidade do Oeste Paulista (SP) em 2017. Especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista (SP) em 2018. Atualmente cursa bacharelado em Eufônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) sob a orientação do professor Dr. Fernando Deddos.