Trio Calidris – 2022
Programa:
00:00 – Edmundo Vilani- Cortês (n.1930) – Cinco Miniaturas Brasileiras – Prelúdio
03:10 – Astor Piazzola (1921-1992) – Cuatro Estaciones porteñas – Primavera Portenho
08:11 – Astor Piazzola (1921-1992) – Cuatro Estaciones porteñas – Verão Portenho
O Trio Calidris é composto por Lourenço De Nardin Budó (Violino), Frederico Nable (Violoncelo) e Joana Holanda (piano), todos professores da EMUFRN. Apaixonados por música de câmara, os integrantes do trio se uniram para explorar o pouco conhecido repertório brasileiro para esta formação, além do repertório canônico.
No repertório do recital, o Trio irá interpretar duas obras contrastantes consagradas no repertório de Música de Câmara e um prelúdio das Cinco Miniaturas Brasileiras de Edmundo Vilani-Cortês (n1930). A primeira é o Trio Op.70, em Ré maior de L.v. Beethoven (1770-1827). A singularidade e expressividade de seu segundo movimento- Lento assai ed expressivo rendeu-lhe o apelido de trio “Fantasma”.
A segunda obra a ser apresentada é Cuatro Estaciones Porteñas, do compositor argentino Astor Piazzola (1921-1992), originalmente compostas como peças independentes e para a formação de quinteto com bandoneón. O arranjo para trio de violino, violoncelo e piano do programa é de José Bragato (1915-2017) – violoncelista, arranjador e compositor que tocou, por muitos anos, nos ensembles de Nuevo Tango, com Piazzola.
Trio Calidris:
Lourenço de Nardin Budó – Violino
Frederico Nable – Violoncelo
Joana Holanda – Piano
Gravação de áudio e vídeo:
Alexandre Maiorino
João Claudio Amorim Pinheiro
Anízio Souza Yves Philippe
Finalização de áudio:
Alexandre Maiorino
Edição de vídeo:
Paulo Henrique Silva