Joana Holanda

Pianista Graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestre em Artes pela University of Iowa (2000) e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com estágio na City University, em Londres. Estudou com Ney Fialkow, Ksenia Nosikova, Christian Tarla, Fulvia Escobar e Jorge Gomes. Foi docente da Universidade Federal de Pelotas de 2006 a 2018 onde ministrou as disciplinas de Piano, Música de Câmara, Piano Complementar e disciplinas afins.
Foi integrante e co-fundadora do Grupo de Pesquisa NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da UFPel. Coordenou diversos projetos de pesquisa e de extensão, tendo orientado bolsistas de Iniciação Científica e bolsistas vinculados a projetos de extensão. Integrou a equipe organizadora dos seguintes eventos: Festival Contemporâneo RS (2009), 1º Festival Latino Americano de Música de Pelotas (2012) (Prêmio FUNARTE para festivais), Congresso Internacional Performa (2013) e o Primeiro Simpósio Internacional de Música e Crítica (2017).
Atua como pianista e camerista, tendo estreado diversas obras para piano solo e para ensembles de formações variadas. Em 2013 lançou pelo selo SESC SP o cd Piano Presente, dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade. Para Irineu Franco Perpétuo, no site da revista concerto: “Sem concessões, Piano Presente não traz música “de fundo”, e sim, “de frente”, para ser ouvida de forma concentrada e atenta por quem está à caça de sonoridades que traduzam, sintetizem, decodifiquem e desconstruam esse complexo, vibrante e contraditório Brasil do século XXI.” Sua produção artística e de pesquisa vem sendo apresentada em espaços como festivais, simpósios e congressos internacionais.
Desde julho de 2018 integra o quadro de docentes da Escola de Música da UFRN. Em 2019 coordenou o 1º ENCOMUN– Encontro de Música Contemporânea de Natal, contemplado no edital de eventos da PROEX- UFRN. Ministrou cursos de extensão sobre metodologias de ensino de piano em grupo, área em que também atua. É colaboradora de importantes projetos perenes da EMUFRN tais como: Festival de Piano de Natal, Curso de Iniciação ao Piano e Encontro sobre Estágio em Música. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música na linha de pesquisa “Processos e dimensões da produção artística”, com ênfase na produção artística dos séculos XX e XXI. Joana coordena a pesquisa “Práticas Interpretativas na Música para Piano da América Latina”.

Galeria de videos:

Posts relacionados

  • Encomun 2019 – Concerto 28 de Abril (14h)
    O Encomun 2019 – I Encontro de Música Contemporânea de Natal aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 na Escola de Música da UFRN.O concerto a…
  • Encomun 2019 – Concerto 27 de Abril (14h)
    O Encomun 2019 – I Encontro de Música Contemporânea de Natal aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 na Escola de Música da UFRN.O concerto a…
  • Encomun 2019 – Concerto de Abertura
    O Encomun 2019 – I Encontro de Música Contemporânea de Natal aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 na Escola de Música da UFRN.O concerto a…
  • “Mosaic”
    A professora Joana Holanda nos presenteia com sua performance da peça “Mosaic” de João Pedro Oliveira. A obra é música mista, para piano e sons eletrônicos. Seu nome faz alusão…