Marcus Varela

Marcus Varela (Marcus André Varela Vasconcelos), nasceu no Rio de Janeiro – RJ em 1969 e aos 11 anos de idade passou a morar em Natal – RN. No mesmo ano iniciou seus estudos musicais ao violão e, por intermédio do prof. Eugênio Lima, ingressou na Escola de Música da UFRN. Na adolescência passou a dividir os interesses entre o violão clássico, a guitarra elétrica e o curso de Medicina da UFRN, o qual frequentou por dois anos e meio, até decidir-se definitivamente pela carreira musical. Como guitarrista e vocalista, foi membro da banda de rock potiguar Croskill, com a qual gravou o álbum “Escape into Fantasies”, lançado pela gravadora paulista Rock Brigade, em 1991. Enquanto cursava Educação Artística com habilitação em Música pela UFRN, foi membro do grupo vocal De Coro e Alma, dirigido por Danilo Guanais, grupo com o qual tomou parte em dezenas de apresentações e espetáculos realizados no Brasil e em Portugal. Graduado em violão (cum laude) na primeira turma do Bacharelado em Música da UFRN, tomou parte do Trio de violões da UFRN, com larga atuação institucional por um período de três anos. Nesta época desenvolveu suas primeiras composições para o instrumento, com afinações alternativas (scordaturas), que viriam a se tornar objeto de pesquisa durante o curso de Mestrado em Artes, concluído pela UNICAMP, em 2002. Professor da Escola de Música da UFRN desde 1998, foi pioneiro na orientação de pesquisas de Iniciação Científica, bem como na abertura de bolsas para a monitoria acadêmica, vinculada à disciplina de Análise Musical, nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. Foi idealizador e apresentador do programa temático Música Viva na rádio FM Universitária de Natal por vários anos. Como compositor, realizou estudos junto ao Laboratório de Composição Musical da UFPB – COMPOMUS, sob orientação de Eli-Eri Moura e José Orlando Alves, onde aperfeiçoou conhecimentos nas áreas de instrumentação e orquestração, além de materiais e técnicas da música do século XX. Durante este período, estreou sua primeira obra para orquestra sinfônica, “Indução”, apresentada nas cidades de João Pessoa e Natal. Doutor em Composição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO – 2013), teve a tese premiada pela CAPES como destaque na área de música. Membro do grupo de compositores da UFRN (Bravo), é coordenador da área de composição na instituição. Suas composições abrangem formações diversas entre solo, música de câmara e orquestra sinfônica, e têm sido apresentadas em diversos palcos no Brasil e no exterior.

Galeria de vídeos

Posts relacionados

  • “Entrelinhas” (Marcus Varela)
    Marcus VarelaEntrelinhasVioloncelo: Andrei Berezin Entrelinhas para violoncelo solo foi composta em dezembro de 2000, e dedicada a Faisal Hussein, que a estreou no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música…
  • Encomun 2019 – Concerto 27 de Abril (19h)
    O Encomun 2019 – I Encontro de Música Contemporânea de Natal aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 na Escola de Música da UFRN.O concerto a…