Música-Viva

“Música Viva” foi um programa de rádio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizado em parceria com a rádio FM Universitária de Natal, veiculado entre os anos de 2006 e 2014. Possuía periodicidade semanal e duração de uma hora. Foi idealizado e inicialmente apresentado pelo professor Marcus Varela, que o conduziu desde sua criação até o ano de 2010, retomando-o novamente no segundo semestre de 2013 até seu encerramento, no início de 2014. Durante os anos de 2011 a 2013, o programa ficou a cargo do professor Danilo Guanais, que assumiu sua roteirização e apresentação. Durante sua veiculação na FM Universitária (88,9 Mhz), os programas iam ao ar aos domingos, às 17h (horário posteriormente alterado para as 18h) com reprises nas segundas-feiras seguintes, às 23h.

O programa foi concebido com formato didático e a atividade era academicamente registrada como projeto de extensão universitária, em temporadas renováveis de 20 programas. Cada edição propunha um tema ligado à música de concerto, complementado com informações, comentários e exemplos. O objetivo consistia em levar ao público ouvinte uma música de qualidade, com informações que pudessem orientar a apreciação e expandir o vocabulário e o conhecimento sobre música, direcionado ao público geral.

Foram produzidos ao todo 146 programas (80 com Marcus Varela e 66 com Danilo Guanais), com temáticas que variavam entre gêneros específicos, instrumentos, intérpretes e compositores, obras comentadas, períodos históricos e música de época, música brasileira, produções da Escola de Música da UFRN, questões ligadas à análise musical e à teoria da música, bem como temas pitorescos e curiosidades da criação musical.

Em abril de 2020, em meio ao distanciamento social e à quarentena, gerados pela pandemia de coronavírus, o programa foi disponibilizado em formato de podcast diário, e você pode ouvir aqui, no Auditório Onofre Lopes Digital. Esta foi uma iniciativa do diretor da EMUFRN, professor Jean Joubert Mendes, com suporte técnico dos professores Alexandre Maiorino, Tiago Carvalho e Alexandre Viana.

Ouça o podcast:

Acesse nossos episódios e deixe seu comentário!