Amandy Bandeira de Araújo

Amandy Bandeira é Professor de Clarinete e Música de Câmara da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutor em performance (clarinete) pela Universidade da Geórgia (EUA) sob orientação de D. Ray McClellan, mestre em performance (clarinete) pela Universidade da Carolina do Sul (EUA) sob orientação de Joseph Eller e Bacharel em clarinete pela Universidade Federal da Paraíba sob orientação de Carlos Rieiro. Amandy iniciou seus estudos de clarinete aos 9 anos sob orientação de Arimatéia Formiga e até seus 15 anos já havia percorrido 3 países diferentes além de diversas cidades brasileiras como primeiro clarinetista de orquestras infantis e infanto-juvenis da Paraíba.

Em sua experiência profissional atuou como professor da escola de Música Anthenor Navarro em João Pessoa, foi primeiro clarinete da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Orquestra de Câmara da Cidade de João pessoa. Solou junto à Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Orquestra de Câmara do município de João Pessoa, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Como camerista, integrou o grupo Quarta Dimensão com o qual gravou o CD Músicos e Poetas e participou dos 15º e 18º Festival Universitário de Música (Belfort-FRA); gravou, com o Grupo Sonantis teve participação no CD Eli-Eri Moura Música de Câmara. Durante seu mestrado nos EUA, participou da Orquestra e Banda Sinfônicas da Universidade da Carolina do Sul e da estréia da peça Songs for Eleanor (John Lane) no Museu de Arte de Columbia. Em seu recente doutorado, Amandy recebeu três vezes o prêmio “The Director’s Excellence Award” proferido alunos de pós-graduação em reconhecimento à dedicação acadêmica, musicalidade, dedicação e liderança.

Amandy foi coordenador artístico da Orquestra Potiguar de Clarinetas que participou das edições 2017 e 2018 do ClarinetFest, na edição de 2018 também participou como recitalista. Também participou do ClarinetFest 2019 como membro do quarteto de clarinetas “Sopro de PE”. Organizou o 10º Encontro Nacional de Clarinetistas, e as edições 2011, 2012 e 2013 do Festival Semana da Música da UFRN. Atualmente, também é coordenador no Laboratório de Palhetas da UFRN.

Posts Relacionados

  • Encomun 2019 – Concerto de Abertura
    O Encomun 2019 – I Encontro de Música Contemporânea de Natal aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 na Escola de Música da UFRN.O concerto a…