Licenciada em música, Especialisata em Artes visuais (fotografia) e Mestre em Ensino de Artes, atualmente Pollyanna Guimarães integra o quadro docente efetivo de Professora de Canto Popular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, , onde desenvolve projetos de extenção (ações de extensão), pesquisa na área de fisiologia da voz técnica vocal e música brasileira popular. Como docente da UFRN, ministra as disciplinas de Canto Popular, Fisiologia da Voz, Empreendedorismo, Produção musical e Performance e Preparação para o palco nos cursos de nível técnico e de graduação. Atualmente ocupa o cargo de vice-coordenação do Curso Técnico em Música e a coordenação da área de Canto da Escola de Música da UFRN.
De 2010 a 2016 atuou como docente efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e Instituto Federal do Rio Grande do Norte, onde lecionou o conteúdo de artes e música do currículo do Ensino Médio Nacional. Durante os seis anos, se dedicou a projetos institucionais e manutenção de grupos vocais, bem como o ensino de canto popular.
Sua carreira nos palcos também incluem sua atuação como cantora lírica (por onde começou seus estudos acadêmicos na área do canto), participando do Coro Lírico do Grupo de Ópera Canto Dell´Arte das duas récitas da Ópera Orfeu e Eurídice, no Teatro Alberto Maranhão com a Orquestra Sinfônica do RN, sob regência de Oswaldo D´Amore (2007) e como solista principal da Ópera La Serva Padrona, em duas récitas apresentadas no mesmo teatro, também com a Orquestra Sinfônica do RN, sob regência de André Oliveira Muniz (2008).
Como cantora popular, denota influências da música popular brasileira e do jazz. Tem grande paixão pela obra de Chico Buarque de Hollanda e este é sua maior influência desde muito pequena, ocupando um grande espaço nos projetos de pesquisa e performance em que atua. O mais recente trabalho foi o espetáculo Anima Chico, que trata dos aspectos arquetípicos femininos na figura da mulher brasileira, o show ganhou o edital de cultura Chico Daniel, no Teatro de Cultura Popular de Natal/RN no ano de 2019.