Flavio Gabriel

Um dos mais destacados trompetistas de sua geração, Flávio Gabriel conquistou o 2º prêmio no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010. O prêmio, inédito na história do trompete no Brasil, é considerado um dos mais difíceis no mundo.
Membro da Orquestra Jovem das Américas entre 2005 e 2007, participou em turnês pela América latina, EUA, Europa e atuou nas gravações dos DVDs “Legacy” e Messa da Réquiem de Verdi, este último sob a direção de Plácido Domingos. Em 2007, atuou como principal trompetista da “Orquesta Juvenil Simon Bolívar” no festival Villa-Lobos na cidade de Caracas – Venezuela sendo, posteriormente, o primeiro estrangeiro convidado a integrar o “Ensamble de Metales de Venezuela” trabalhando sob a direção do trompetista da Filarmônica de Berlim, Thomas Clamor. No Brasil atuou principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entre 2004 e 2009 e integrou o naipe de trompetes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP entre 2009 e 2015.
Como solista tem se dedicado a estreia de obras de compositores nacionais, compostas especialmente para ele, além de estreias nacionais de compositores estrangeiros. Como professor, é convidado frequente nos principais festivais de música no país, como Campos do Jordão, Jaraguá do Sul, Pelotas além diversos festivais de trompete no país e na América do Sul.
Flávio Gabriel iniciou seus estudos aos 11 anos de idade na Banda Lyra de Mauá – SP onde foi aluno de Bartolomeu Rosa e Carlos Binder. Posteriormente estudou com os professores Clóvis Beltrami em Campinas – SP e Dr. Naílson Simões na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É doutor em música na Universidade Estadual Paulista – UNESP e professor de trompete da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Posts Relacionados

  • Grupo GPM – “Zambelê” (Raimundo Penaforte)
    Os professores Radegundis Tavares e Flávio Gabriel da Escola de Música da UFRN que participam do Grupo GPM (Grupo de Pesquisa em Práticas de Instrumentos de Metal), gravaram a estreia…
  • Encomun 2019 – Concerto de Abertura
    O Encomun 2019 – I Encontro de Música Contemporânea de Natal aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de Abril de 2019 na Escola de Música da UFRN.O concerto a…