Nheengara Cast

Um podcast sobre Canto Popular Brasileiro

T01E05 – Milton Nascimento

Em 2022, Milton Nascimento completou 80 anos e se despediu dos palcos. O intérprete que se notabilizou como um dos maiores cantores da música popular brasileira, embora tenha nascido no Rio de Janeiro, carrega Minas Gerais no coração, na personalidade e em suas canções. Sua gestualidade vocal quase barroca saiu de Minas para ganhar os ouvidos do mundo. Ricardo Frei e Polly Guimarães tratam de analisar a “divina” voz de Bituca.

0
Read More

T01E04 – Luedji Luna

Luedji Luna traz em sua voz outras Bahias, sem, claro, deixar de exibir em seu cantar a tradição da arte musical afro-baiana. A intérprete faz parte de uma nova cena musical da canção popular brasileira que conecta religiosidade, etnicidade, musicalidade e contemporaneidade. Ricardo Frei e Polly Guimarães comentam neste episódio a gestualidade vocal dessa cantora e compositora particularíssima. 

0
Read More

T01E03 – Liniker

Liniker é uma das principais vozes da nova geração da canção popular brasileira. Com um Grammy recém-conquistado, exibe sua voz potente, expressiva, que abre espaço para gestualidades não-binárias no âmbito do canto popular. O episódio apresenta a voz de Liniker aos ouvidos escutantes do Nheengaracast, além de uma análise da gestualidade vocal dessa imensa artista e mulher transgênero.

0
Read More

T01E02 – Clara Nunes

A voz da mineira guerreira, Clara Nunes, protagoniza este episódio. A firmeza de suas crenças reverbera em sua gestualidade vocal amplamente dedicada ao universo do samba. Clara se tornou um fenômeno musical ainda na década de 1960 e é mais uma das grandes personagens da nossa música popular nascida em 1942. O episódio homenageia os 80 anos de nascimento da mineira de Caetanópolis e traz avaliações técnicas e estilísticas feitas por Polly Guimarães e Ricardo Frei.

0
Read More
Cara do episódio com a logomarca do programa e a foto de Ademilde Fonseca

T01E01 – Ademilde Fonseca

No episódio de estreia, ouvimos a voz da intérprete Ademilde Fonseca. Sua gestualidade ágil, tal como seus ornamentos ligeiros, tornou-a referência no canto do choro. Ricardo Frei e Polly Guimarães analisam a gestualidade de uma das principais intérpretes da canção brasileira da primeira metade do século XX.

0
Read More