Sites EMUFRN

31 – História da Música: Idade Média (Danilo Guanais)

Este episódio inaugura uma série de 6 programas dedicados à música dos diversos períodos históricos. A Idade Média compreende cerca de mil anos, dentre os quais ouviremos obras sacras e profanas, do cantochão a Machaut, passando pelos compositores da Ars Antiqua e da Ars Nova.

One comment

  1. Jenny Motta de Assis

    Bom dia, Danilo
    Antes de mais nada, aqui vai meu agradecimento por todos estes programas maravilhosos!Gostaria de trocar algumas ideias.
    Uma peça interessante é também o primeiro hino cristão que se encontra no Papiro de Oxyrynchus.
    O Kyrie Gregoriano Orbis Factor é conhecido como Kyrie XI no Gradual Triplex de Solesmes.
    É muito interessante você nos fazer escutar Leoninus e Perotinus, esta busca pela mensuração no Aleluia Pascha Nostrum e no Gradual Vidérunt Omnes.
    A sílaba é tão dilatada que se perde o contato com a palavra, com o texto.
    Com Machaud penso que se comece uma transição mais efetiva, sem adulterar o canto, ele começa a fazer florescer algo novo: o Kyrie IV, Cunctis Genitor Deus, no qual se baseou para esta Missa de Notre Dame, é perfeitamente reconhecível!
    Sim , estou esperando o próximo programa. Creio que com Palestrina e Victoria a polifonia irá alçar voo em perfeita simbiose com o Gregoriano.

    Estou aprendendo muito com Música Viva, sobre as origens da Polifonia.
    Muito obrigada.

Deixe um comentário