Música Viva

Música Viva foi um programa de rádio da Escola de Música da UFRN, em parceria com a FM Universitária de Natal, veiculado entre os anos 2006 e 2014. Foi idealizado e apresentado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. Cada edição propõe um tema, com informações que revelam as muitas faces da música de concerto. Para facilitar a fluência, citações e referências foram omitidas, mas esta pesquisa de cunho didático não se faria sem fontes diversas, sejam livros, sites ou gravações, a cujos autores somos gratos. Para este formato de podcast, será disponibilizado um programa por dia.

116 – Brasil Musical: Hino Nacional (Danilo Guanais)

Este episódio inaugura uma grande série de 13 programas sobre a música brasileira, em diferentes épocas e contextos. Para iniciar, faremos uma investigação sobre o Hino Nacional Brasileiro, com informações sobre suas origens e história, e aspectos da composição em si, como melodia e harmonia. Ouviremos também em detalhes outras peças que lhe fazem reverência. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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115 – Peças compostas em tempo curto (Marcus Varela)

Uma das habilidades de um bom compositor é administrar prazos. Oportunidades e encomendas podem surgir a qualquer momento. Técnica e experiência são importantes quando se trata de entregar uma nova obra no tempo combinado. Neste episódio ouviremos três peças criadas em tempo curto. A primeira, por exigência de contrato, a segunda por benefício de um ambiente propício e relaxante, e a terceira como prova de um desafio lançado. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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114 – Barroco revisitado (Marcus Varela)

Neste episódio ouviremos peças cujos títulos remetem a danças e gêneros Barrocos. O repertório, porém, foi inteiramente criado por compositores que viveram mais de um século depois do período Barroco. Mesmo transformado por incorporações mais atuais, o charme do estilo antigo permaneceu como atrativo para os compositores. Teremos obras de Brahms, Ponce, Stravinsky, Prokofiev e Hindemith. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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113 – Prêmio Pulitzer de Música (Marcus Varela)

Joseph Pulitzer foi um jornalista e editor, falecido em 1911. Ele deixou fundos para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque. O prêmio Pulitzer, instituído em 1917, é conferido nas áreas de jornalismo, literatura e música. A categoria de música foi criada em 1943, e visa premiar uma composição musical de distinção, criada por um americano e que tenha tido sua primeira apresentação ou gravação no corrente ano. Ouviremos obras de Walter Piston (1948), Samuel Barber (1963), Stephen Albert (1985),…

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112 – Minimalismo (Marcus Varela)

Corrente estética da música do século 20, o Minimalismo surgiu como manifestação de contracultura nos Estados Unidos na década de 1960, numa reação contra a complexidade acadêmica europeia. Propõe uma apreciação diferente da música em relação ao tempo. Partindo-se de um material musical restrito, os eventos são repetitivos e modificam-se lentamente, num contexto alinhado com certos estados meditativos orientais. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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111 – Os Quatro Pontos Cardeais: 4 – Ciúme, ódio e loucura (Marcus Varela)

Shakespeare já dizia que “o inferno não conhece fúria igual à de uma mulher desprezada.” Alguns compositores do Barroco sabiam disso muito bem. Neste quarto e último episódio da série, ouviremos obras que retratam ódio, ciúme e loucura. São histórias e contextos nos quais estão em ação traços humanos tais como crueldade e violência, fingimento, desespero e alucinação, além do lamento profundo. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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110 – Os Quatro Pontos Cardeais: 3 – Amor e Erotismo (Marcus Varela)

Se alegria e o ódio são emoções lineares, e a dor se mede por profundidade, o amor tem gradações infinitas, matizes delicados, variações em gênero e em grau. Sem ter a pretensão de exaurir um tema tão amplo, este terceiro episódio da série mostra o amor sob vários ângulos: da atração carnal, passando pela admiração mútua, até o mais sublime sentimento. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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109 – Os Quatro Pontos Cardeais: 2 – Dor e Morte (Marcus Varela)

Neste segundo episódio da série, de caráter intimista, dor e morte se manifestam até mesmo dispensando palavras, como no caso das elegias fúnebres. Ouviremos homenagens a amigos que se foram, uma lição de humildade, uma visão sobre a solidão e a depressão e também a narração de uma cirurgia de bexiga, numa época anterior à anestesia. Para finalizar num espírito mais elevado, a voz aguda de um contratenor entoa música como antídoto para a tristeza. Visite a página do podcast…

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108 – Os Quatro Pontos Cardeais: 1 – Alegria e Júbilo (Marcus Varela)

No período Barroco os compositores criaram um vocabulário de gestos musicais, baseados na doutrina dos Afetos, um sistema que permitia associar tonalidades e gestos a estados de espírito específicos. Quatro temas dominaram o imaginário da época: alegria, dor, amor e ódio. Durante os 4 próximos episódios, com roteiro de Laura Rónai, exploraremos este contexto de emoções conflitantes e fascinantes. Começaremos pela alegria, talvez a mais natural das emoções expressas através dos sons. Visite a página do podcast Música Viva e…

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107 – Neoclassicismo (Marcus Varela)

O Neoclassicismo musical, que vigorou entre 1920 e 1950, foi sobretudo uma reação contra o Romantismo tardio. Os compositores neoclássicos buscavam o retorno a um discurso mais claro, do ponto de vista da utilização de temas melódicos perceptíveis e da estruturação das formas. Buscavam o retorno a uma música pura, apreciada apenas por suas ideias musicais, não pelas associações simbólicas e programáticas. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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106 – O Canto dos Pássaros (Marcus Varela)

O canto dos pássaros sempre exerceu fascínio sobre nós, pela beleza e delicadeza daqueles animais e pela riqueza e complexidade dos sons que conseguem emitir. Existem basicamente 3 maneiras de incluir esse material em uma composição musical: por imitação, com gravações ou usando pássaros ao vivo. O uso pode ser decorativo, mas também simbólico, representando estados de ânimo diversos, tais como a natureza, a alegria da primavera, o amor, a liberdade, o mistério e a espiritualidade e até a loucura.…

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105 – Spirituals: Parte II (Danilo Guanais)

Embora os Spirituals tenham surgido como cantos sem acompanhamento, com o passar do tempo foram recebendo diversas harmonizações corais e instrumentais e versões para formações e contextos musicais variados. Chegaram inclusive às salas de concerto, como poderemos constatar neste segundo episódio dedicado ao tema. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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104 – Spirituals: Parte I (Danilo Guanais)

Este episódio é o primeiro de dois a abordar como temática o gênero musical conhecido como Spiritual. Também chamado de Negro Spiritual, o termo envolve uma tradição oral nascida nos Estados Unidos durante o século 19, oriunda dos escravos africanos, que cantavam louvores a Deus na forma de canções de trabalho, ao mesmo tempo em que entoavam lamentos relativos às condições a que eram submetidos. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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103 – Quartetos de cordas: Debussy e Ravel (Danilo Guanais)

Debussy e Ravel escreveram apenas um quarteto de cordas cada um. O prestígio do gênero foi forte o bastante pra que, apesar da abordagem não tradicional de ambos, lançassem mão desta forma do passado para se expressarem musicalmente. As obras apresentam desafios inéditos para os músicos, individual e coletivamente. Além da estética impressionista, ambas as obras compartilham também uma estrutura cíclica, com temas que perpassam vários movimentos. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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102 – Impressionismo Francês (Danilo Guanais)

O Impressionismo nasceu na França, originalmente na pintura. Entre os nomes ligados ao movimento na música, certamente os mais importantes são Claude Debussy e Maurice Ravel. Neste episódio ouviremos uma obra representativa de cada um deles. De Debussy, Ibéria, a segunda de suas Imagens para orquestra, e de Ravel, o Quarteto de Cordas em Fá maior. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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101 – Música do Brasil Colonial (Marcus Varela)

Durante os 320 anos em que o Brasil permaneceu como colônia de Portugal, apenas nos últimos 63 anos temos exemplares da música realizada por aqui. Muitas obras existem apenas como fragmentos de composições maiores. É comum encontrar partes isoladas para alguns instrumentos, o que requer todo um trabalho de garimpo musicológico para reconstituir a partitura completa. Ouviremos a música dos principais compositores que atuaram no Brasil naquela época. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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100 – Educadores Musicais (Marcus Varela)

Alguns nomes se mantêm vivos e atuantes não tanto pelas músicas que tocaram ou criaram, mas pela repercussão e importância de seus ensinamentos sobre música, difundidos na forma de livros, artigos ou métodos. Alguns destes nomes são também hábeis compositores. Neste episódio, selecionamos 4 autores que atendem a estes critérios, e nos propusemos a ouvir suas obras. São eles: Zoltán Kodály, Ernst Toch, Walter Piston e Murray Schafer. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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99 – O Cravo Barroco (Marcus Varela)

Entre os muitos instrumentos de teclado do período Barroco, dois merecem destaque, cada um em seu contexto: o órgão e o cravo. Enquanto o órgão estava associado à música sacra, o repertório solo do cravo era mais livre e versátil em termos de estilo. Verdadeiras preciosidades foram compostas para este instrumento, como poderemos constatar neste episódio, que conta com peças de François Couperin, Jean-Philippe Rameau, Domenico Scarlatti e J.S.Bach. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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98 – Professores da EMUFRN (Marcus Varela)

A Escola de Música da UFRN foi criada em 1962. Desde então vem desempenhando um papel de destaque na formação de novos musicistas e professores, bem como na produção e difusão da cultura musical na cidade de Natal, no estado e na região. Ouviremos uma amostra de interpretações de alguns professores da escola, com um repertório que vai do instrumento solo à orquestra e coro. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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97 – Século 21 (Marcus Varela)

Se a arte é um reflexo da sociedade, como definir a música de nossa época, tão frenética de estímulos e visões de mundo? Uma coisa é certa: temos não apenas uma, mas muitas musicalidades distintas. Uma das dificuldades dos compositores de hoje é definir um estilo pessoal, em meio ao vasto legado do passado e a tantas possibilidades no presente. Ouviremos 4 obras compostas depois do ano 2000, as quais, compartilhando uma tendência contemporânea, enfatizam timbre, ritmo e textura, em…

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96 – Noturno (Marcus Varela)

Noturno é um termo utilizado como título em peças musicais desde o século 18. O gênero Romântico, porém, começou a tomar forma apenas a partir das obras do irlandês John Field, no início do século seguinte, atuando como influência importante para compositores como Chopin e Liszt. Os Noturnos evocam uma atmosfera calma, meditativa, e por vezes melancólica associada à noite. Ouviremos obras de Field, Chopin, Liszt, Satie, Gnattali, Scriabin, Bartók, Martucci e Debussy. Visite a página do podcast Música Viva…

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95 – Concertos para 4 Instrumentos (Marcus Varela)

O repertório deste episódio é formado apenas por Concertos. O diferencial é que todos foram compostos para 4 instrumentos solistas e orquestra. Além disso, os solistas são instrumentos iguais, ou muito semelhantes. Obras assim trazem ao compositor o desafio de equilibrar musicalmente o interesse entre todos os solistas e também entre estes e a orquestra. Ouviremos obras de Vivaldi, J.S.Bach, Philip Glass e Leonardo Balada, respectivamente para 4 violinos, cravos, saxofones e violões. Visite a página do podcast Música Viva…

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94 – Os filhos de Bach (Marcus Varela)

Johann Sebastian Bach teve 20 filhos, sendo 7 de seu primeiro casamento com Maria Barbara, e 13 do segundo, com Anna Magdalena. Apenas 10 chegaram à vida adulta, sendo que 4 deles tornaram-se grandes compositores: Wilhelm Friedemann Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Johann Christoph Friedrich Bach e Johann Christian Bach. Eles deram continuidade a uma tradição que já contava com pelo menos 27 músicos na família, antes de seu pai. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros…

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93 – Oriente (Marcus Varela)

Oriente e Ocidente formam dois grandes blocos com tradições culturais distintas, cuja influência acabou por moldar o pensamento e o comportamento das muitas sociedades humanas. A chamada música de concerto, de tradição europeia e ocidental, principalmente a partir do século 20, tem incorporado idiomas, técnicas, ritmos, escalas e até instrumentos do oriente, sobretudo do Japão, da China, da Índia e do mundo árabe. Compositores de origem oriental também têm mesclado a herança da tradição musical do ocidente em seu trabalho.…

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92 – Música e Xadrez (Marcus Varela)

Nomes importantes como Beethoven, Chopin, Villa-Lobos e Prokofiev foram entusiastas do jogo de xadrez. Assim como a música, o xadrez desenvolve-se no tempo, e ambos compartilham alguns termos, como abertura, transposição e final. O xadrez é um tema interessante por causa de seus personagens. As peças possuem representações simbólicas e a oposição entre os dois lados pode assumir diversas conotações. Ouviremos a música de um francês que figura nos livros teóricos de xadrez, bem como outras duas obras que exploram…

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91 – Sinfonia nº9 de Beethoven: Parte II (Danilo Guanais)

Neste último episódio do ciclo das Sinfonias de Beethoven, teremos a chance de conhecer melhor o contexto do célebre movimento final, com comentários que acompanham a música e o texto, revelando detalhes da enorme força criativa do compositor, que em sua maturidade, apesar de completamente surdo, congregou todo seu conhecimento técnico e expressivo para trazer ao mundo este grito por liberdade, alegria e amizade, que até hoje ecoa e reverbera entre nós. Visite a página do podcast Música Viva e…

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90 – Sinfonia nº9 de Beethoven: Parte I (Danilo Guanais)

Uma das criações artísticas humanas mais influentes e apresentadas, a nona e última Sinfonia de Beethoven é considerada por muitos autores como sua obra mais importante, embora o próprio compositor atribua este papel a sua Missa Solemnis. A maior em extensão de todo o ciclo, tem duração de cerca de 1 hora e 15 minutos. Possui um terceiro movimento lento, ao invés do segundo, mas sua principal inovação é a presença de um coro e solistas cantores em seu movimento…

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89 – Sinfonia nº8 de Beethoven (Danilo Guanais)

A oitava Sinfonia de Beethoven é a mais curta entre as nove e foi composta quando o compositor tinha 41 anos. Sua surdez já estava num estado tão avançado que, na estreia, a regência de Beethoven foi ignorada pelos músicos, que preferiram seguir as indicações do primeiro violinista. Uma particularidade importante desta Sinfonia é o fato do último movimento ser, dramaticamente, o mais importante dos quatro. Este papel geralmente recai sobre o primeiro. Visite a página do podcast Música Viva…

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88 – Sinfonia nº7 de Beethoven (Danilo Guanais)

Todas as Sinfonias de Beethoven são obras importantes da literatura musical, e da criação artística humana, de um modo geral. Apesar de geradas pela pena do mesmo autor, cada uma delas possui seu próprio encantamento. A sétima é radiante em espírito, a despeito da vida atormentada de Beethoven. Curiosamente, seu segundo movimento (um Allegretto mais introspectivo) obteve destaque maior que os demais, sendo frequentemente apresentado em separado. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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87 – Sinfonia nº6 de Beethoven (Danilo Guanais)

A sexta Sinfonia de Beethoven possui uma particularidade importante: a relação de cada um de seus cinco movimentos com um roteiro programático, ou seja, com a descrição de cenas e paisagens do campo. As associações foram feitas pelo próprio compositor, que adicionou descrições aos nomes de cada um dos movimentos. Por este motivo, a Sinfonia é conhecida como “Pastoral”. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

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