Música Viva

Música Viva foi um programa de rádio da Escola de Música da UFRN, em parceria com a FM Universitária de Natal, veiculado entre os anos 2006 e 2014. Foi idealizado e apresentado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. Cada edição propõe um tema, com informações que revelam as muitas faces da música de concerto. Para facilitar a fluência, citações e referências foram omitidas, mas esta pesquisa de cunho didático não se faria sem fontes diversas, sejam livros, sites ou gravações, a cujos autores somos gratos. Para este formato de podcast, será disponibilizado um programa por dia.

25 – Oratório de Natal de J. S. Bach (Marcus Varela)

O Oratório é um gênero musical que tem forte relação com a Ópera. Uma Ópera é basicamente uma história, contada através da música, com atuação cênica, figurinos e cenários: uma espécie de teatro musical, mas sendo que a música tem uma importância central. No Oratório, essa história tem um tema sacro e a encenação fica reduzida ao mínimo necessário. Não há cenários nem figurinos. O Oratório de Natal de Bach foi escrito com base nos evangelhos de S. Lucas e…

0
Read More

24 – Repertório (Marcus Varela)

A primeira tem a ver com sol, moscas e chuva; a segunda nasceu das cinzas de um bombardeio; a terceira reflete o caos da modernidade e a quarta foi menosprezada por seu criador. Quatro obras-primas muito celebradas, que ouviremos completas. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

22 – Peças curtas (Marcus Varela)

Espanha, Venezuela, Hungria, França, Rússia, Noruega, Brasil… Lied, Foxtrot, Rumba, Valsa, Suite, Jazz, Noturno … Com peças curtas cabe muita coisa em uma hora de programa! Um roteiro multifacetado nos aguarda. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

21 – O idioma das teclas (Marcus Varela)

No meio musical utilizamos vários termos comuns a outras áreas do conhecimento. Um deles é o termo idioma, crucial para o mundo dos instrumentos. As teclas configuram um idioma com várias possibilidades sonoras, mas ainda assim bem diferente das cordas sobre um braço de madeira, por exemplo. Ouviremos o cravo e o órgão em seu habitat natural (a música barroca) e também no ambiente da música atual. E ainda teremos a chance de ouvir o som de um pianoforte fabricado…

0
Read More

20 – Quinteto “A Truta” (Danilo Guanais)

Franz Schubert tinha apenas 31 anos quando morreu. Entre suas várias obras, destacam-se mais de 600 canções com piano. Uma delas foi usada como base para a composição de seu quinteto “A Truta”, que ouviremos completo e comentado. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

19 – Música Armorial (Danilo Guanais)

Brasões de família, Ariano Suassuna, aboios, cantos de trabalho, cordéis… Que tal conhecer mais sobre a chamada música Armorial na interpretação do Quinteto da Paraíba, e com informações e comentários na voz de um grande representante vivo deste movimento no Brasil? Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

17 – O piano na América Latina (Danilo Guanais)

A música de concerto atravessa fases quando criada em culturas diferentes da europeia. Uma oportunidade de ouvir e conhecer o que escreveram para o piano alguns compositores de países como México, Cuba, Argentina, Uruguai e Chile. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

16 – O piano universal (Danilo Guanais)

Dando sequência aos instrumentos de teclado, este episódio inaugura uma série de três programas dedicados ao repertório do piano, iniciando com a Europa, passando pela América Latina e concluindo com o Brasil. Obras-primas mescladas com boas surpresas, informações e curiosidades. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

15 – Instrumentos de teclado (Danilo Guanais)

Em nossa cultura, o teclado é algo bastante familiar e versátil, dada sua associação com a eletrônica. Esta maneira de dispor as notas, porém, é muito antiga, e foi utilizada em diversos instrumentos, muito antes da eletricidade. Você saberia distinguir o som de uma espineta, de um virginal, de um cravo ou de um claviorganum? E quanto ao órgão positivo, o clavicórdio, a celesta…? Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

14 – Concertos de Brandenburgo (Danilo Guanais)

Se tivéssemos que escolher que obra representa o auge da escrita instrumental e orquestral do Barroco, o período da História da Música em que viveram, Haendel, Albinoni e Vivaldi, muito provavelmente escolheríamos um desmerecido conjunto de seis concertos para diversas formações instrumentais, os “Concertos de Brandenburgo”, de Johann Sebastian Bach. O termo “desmerecido”, que não se aplica de maneira alguma à obra em si, deve-se ao fato de que o homem a quem foram dedicados, simplesmente os engavetou e, por…

0
Read More

13 – A canção no tempo (Danilo Guanais)

Sem dúvida a voz humana tem lugar de destaque na História da Música. Então, que tal fazermos juntos uma viagem no tempo, conhecendo, desde o primeiro registro em partitura musical da Antiguidade, que perdurou até hoje, até a surpreendente interpretação de uma música de concerto, feita por uma das cantoras pop mais famosas? Ouça os exemplos comentados para descobrir como a voz e seu acompanhamento criaram um matrimônio repleto de felicidade, criatividade, ousadia e muita beleza e sofisticação. Visite a…

0
Read More

12 – A Arte da Fuga (Danilo Guanais)

Quando morreu, em 1750, Johann Sebastian Bach, o maior compositor de todos os tempos, deixou inacabada a que seria sua última obra, o testemunho maior de sua crença na escrita musical em múltiplas vozes, “A Arte da Fuga”. Ouça, em exemplos comentados, como o genial compositor alemão consegue sintetizar séculos de tradição e apontar para pelo menos 150 anos à sua frente em uma só obra. Sinta como as últimas notas musicais que escreveu se dissolvem no infinito, deixando o…

0
Read More

11 – Leonard Bernstein (Danilo Guanais)

Como no curto espaço de uma vida um homem consegue se desdobrar genialmente em diversos campos da Música? Como estar entre os melhores do mundo na Regência orquestral, Composição, Educação Musical, Produção, Interpretação, Execução instrumental, Pesquisa e Domínio midiático sendo um só? Descubra parte desse fenômeno chamado Leonard Bernstein através de suas óperas, sinfonias, músicas instrumentais e musicais de sucesso na Broadway, para compreender porque ele foi considerado por muitos o maior nome da música do Século XX.

0
Read More

10 – Música Sacra (Marcus Varela)

A associação com a religiosidade foi a base sobre a qual se edificou a música ocidental, a partir da Idade Média. Incontáveis obras primas foram e continuam sendo geradas desta parceria. As reformulações sofridas pelo cristianismo foram acompanhadas por reflexos importantes na música através dos tempos. Ouviremos algumas obras que demonstram estas diferenças, incluindo um grande exemplo da cultura nordestina. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

09 – Timbre (Marcus Varela)

O que diferencia o som de uma taça de cristal e de um copo de vidro? Em nossa exploração do timbre, preparamos um roteiro diferente do tradicional, em sintonia com as mudanças que levaram este elemento fundamental do som a uma posição de destaque na música da atualidade. Ouviremos uma orquestra soar como um enorme sintetizador, e também as paisagens sonoras surpreendentes da música eletroacústica. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

06 – Melodia (Marcus Varela)

Existem melodias calmas e cantáveis, outras nervosas e difíceis. Algumas são líricas, outras, virtuosísticas. Algumas se sustentam sozinhas, sem acompanhamento algum. Outras funcionam juntas, criando encaixes entre si. Muitas brilham mais quando reforçadas pelos acordes, que lhes conferem profundidade e senso de direção. De timbres tradicionais a eletrônicos, cada um lhe empresta um toque particular. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

05 – Música de Câmara (Marcus Varela)

A palavra câmara, na música, tem relação com um local ou espaço reduzido. A música de câmara é pensada em princípio para poucos instrumentos e para uma audiência limitada. Geralmente, o número de instrumentos varia entre 2 e 8, podendo ser ampliado no caso da chamada orquestra de câmara. Ela tem um charme próprio, pois é uma música mais intimista e composta com muita técnica e um cuidado especial. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

04 – O violão (Marcus Varela)

Um dos instrumentos mais presentes na cultura musical brasileira, o violão recebeu este nome para diferenciá-lo da viola, trazida pelos portugueses, que ainda o tratam como guitarra. Vamos conhecer um pouco da história do violão, ouvir o som de instrumentos anteriores e a música feita pra eles. Ouviremos formações tais como solo, duo, trio e quarteto, além do violão em companhia da orquestra. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

03 – Gêneros musicais (Marcus Varela)

O título de uma música pode revelar muito, ou quase nada sobre ela. Quando o título contém um gênero musical envolvido, como “Choro triste”, “Sonatina breve”, “Variações ligeiras”, ou “Frevo rasgado”, podemos supor que exista uma espécie de modelo envolvido. Cada gênero contém suas próprias características, que funcionam como um tipo de contrato entre o compositor e o ouvinte. Existem centenas deles! Vamos conhecer alguns. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

02 – A História da Música (Marcus Varela)

Há indícios da presença de música tão antigos quanto a própria humanidade. Em nossa jornada pela tradição musical ocidental, porém, estabelecemos a Idade Média como ponto de partida, dada a maior prevalência e relevância das fontes. Para que possamos ir além das datas e dos períodos, procuraremos estabelecer relações entre a música e a sociedade, na intenção de fornecer pontos de referência para se apreciar a música de cada época. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros…

0
Read More

01 – Formas de Ouvir (Marcus Varela)

Existem modos mais ou menos corretos de se ouvir música? Certo ou errado não se aplicam neste caso, uma vez que a relação que cada pessoa constrói com a música é algo bastante pessoal. Ainda assim, podemos considerar algumas abordagens que, conscientemente ou não, acabam influenciando o modo como ouvimos. A escuta pode ser dar em diferentes níveis de profundidade, pode ser contemplativa ou ativa, pode ser focada no corpo, no sentimento ou no intelecto. Visite a página do podcast…

1
Read More