Música Viva

Música Viva foi um programa de rádio da Escola de Música da UFRN, em parceria com a FM Universitária de Natal, veiculado entre os anos 2006 e 2014. Foi idealizado e apresentado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. Cada edição propõe um tema, com informações que revelam as muitas faces da música de concerto. Para facilitar a fluência, citações e referências foram omitidas, mas esta pesquisa de cunho didático não se faria sem fontes diversas, sejam livros, sites ou gravações, a cujos autores somos gratos. Para este novo formato de podcast, será disponibilizado um programa por semana.

156 – Canto Difônico (Marcus Varela)

Você sabia que é possível cantar mais de uma nota ao mesmo tempo? Em algumas culturas do mundo esta é uma prática comum. Trata-se do canto difônico. Neste episódio, elaborado por Oswin Lohss, ouviremos exemplos extraídos de culturas da Ásia e da África, bem como influências desta prática na música de concerto do século XX.

0
Read More

155 – Takemitsu (Marcus Varela)

A Europa foi responsável pela origem e pela tradição da chamada música de concerto. Neste episódio, com tema e repertório por Thiago Almeida, ouviremos influências de outra região: o Japão. Traremos um pouco da vida e da obra de Toru Takemitsu, considerado por muitos como o principal compositor japonês, e um dos maiores nomes da música no século 20. Sua trajetória fascinante vai da negação à celebração de sua própria cultura.

0
Read More

154 – Música francesa para viola da gamba (Marcus Varela)

Episódio com a consultoria do professor Frederico Nable, em que apreciamos um repertório de rara beleza e expressividade. Música que fez parte dos salões de Versalhes e representou uma importante tradição na França do período Barroco.

0
Read More

153 – Trilhas para video games

Vídeo games têm feito cada vez mais parte das atividades das sociedades de hoje. Utilizam plataformas diversas, como o computador, os celulares e os consoles. A música apropriada para um jogo pode variar desde uma trilha de baixo custo até grandes partituras orquestrais e corais. Ouviremos um pouco da história da música para games, bem como curiosidades e questões pertinentes a este universo em ampla expansão.

0
Read More

152 – Quinteto de Sopros (Marcus Varela)

Neste episódio abordaremos um pouco da história e do repertório de uma formação tradicional da música de câmara: o Quinteto de Sopros. Esta formação se consolidou por volta do início do século 19, contendo 5 instrumentos diferentes: flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa.

0
Read More

151 – Sistemas de Afinação: Parte 2 (Marcus Varela)

Neste episódio traremos algumas perspectivas utilizadas na música dos séculos 20 e 21, como alternativas à afinação tradicional de 12 notas. A busca por outras afinações reflete percursos no contexto da multiplicidade de estéticas, a partir da dissolução do sistema tonal. Ouvir música com sistemas de afinação diferentes é uma experiência desafiadora. Tem coragem?

0
Read More

150 – Sistemas de Afinação: Parte 1 (Marcus Varela)

Neste episódio vamos apresentar um breve histórico da afinação, com foco na cultura ocidental, e assim buscar entender porque os sistemas de afinação foram se modificando, e também o que fez com que um deles acabasse predominando até os nossos dias.

0
Read More

149 – Exílio (Marcus Varela)

Exílio é a necessidade de deixar sua própria casa, seu país, ou pátria. Pode ser forçado ou também uma opção por melhores condições de trabalho, ou até mesmo de sobrevivência, face a ameaças internas. Esta triste condição fez parte da biografia de muitas personalidades. Uma vez longe de sua própria cultura, de suas raízes e tradições, que desafios enfrenta um artista para dar continuidade a sua produção? Que reflexos e lições revela a música de um compositor exilado? Estas são…

0
Read More

148 – Música e Mitologia: Parte 2 (Marcus Varela)

O termo Renascimento, empregado para definir um período importante da História, muito tem a ver com a Antiguidade Clássica, na qual a Mitologia era um elemento marcante. O surgimento da Ópera foi reflexo da revalorização da dramaticidade grega. Ouviremos obras que ilustram estes momentos, bem como outros exemplos da influência da Mitologia, que vão do Egito Antigo até a Matrix contemporânea.

0
Read More

147 – Música e Mitologia: Parte 1 (Marcus Varela)

Quando pensamos em Mitologia, nos vêm à mente histórias inventadas séculos atrás, que nada têm a ver com o presente ou com as nossas vidas. Será mesmo? Se pensarmos melhor, os mitos fornecem sinais que nos ajudam a buscar nossas próprias interpretações de questões cruciais da existência humana. Referências à Mitologia podem ser encontradas em muitas obras da literatura musical. Vamos conhecer mais sobre algumas delas?

2
Read More

146 – Prata da Casa: Duo de Violões Alvaro/Danilo (Danilo Guanais)

Este programa apresenta parte do trabalho desenvolvido em mais de 30 anos de parceria entre Alvaro Barros e Danilo Guanais, dois violonistas que insistiram em quebrar barreiras entre repertório erudito e popular, em arranjos originais e adaptações criativas. Ouça como dois violões dialogam com equilíbrio e leveza, em obras que tocam o Renascimento Inglês e vão até o Choro Brasileiro.

0
Read More

145 – Prata da Casa: Octeto de Sax (Danilo Guanais)

Para muitas pessoas a imagem de um saxofonista tocando carrega uma aura de romantismo e beleza, que outros instrumentos muitas vezes não conseguem. Imaginem então oito saxofonistas tocando juntos! É o Octeto de saxofones da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com um repertório escolhido para comemorar os 50 anos da instituição… e para celebrar mais esse programa “Música Viva”, para seu deleite.

0
Read More

144 – Prata da Casa: Jerimum Jazz (Danilo Guanais)

Sem dúvida o grupo mais festejado entre os vários grupos musicais da UFRN, a Jerimum Jazz é composta pelos mais abalizados alunos das classes de metais, madeiras e percussão da Escola de Música da UFRN, acrescidos de teclados, guitarra e baixo elétrico. Lembra das grandes bandas norte-americanas das década de 20 a 50? Imagine uma versão moderna dessas bandas, capaz de promover uma incrível combinação de Música Popular, Música Nordestina, Jazz e Música de Concerto. Com vocês, Música Viva e…

0
Read More

143 – Prata da Casa: Quarteto de Cordas da UFRN (Danilo Guanais)

O Quarteto de Cordas da UFRN é um dos grupos com a trajetória mais longa entre os grupos musicais da UFRN, com quase 30 anos de atuação e com um repertório eclético, que vai da Música de concerto à Música popular, incluindo autores norte-rio-grandenses. O quarteto conta nestas gravações com a participação de outros músicos.

0
Read More

141 – Prata da Casa: Fábio Presgrave (Danilo Guanais)

Esse genial violoncelista deixou o glamour e urbanidade de São Paulo, a maior cidade do país, e escolheu o sossego e bucolismo de Natal, no Rio Grande do Norte para morar e trabalhar. Trocou seu trabalho em instituições como a OSESP para formar aqui uma das mais importantes escolas de violoncelo na história do Brasil. Neste episódio, você poderá verificar o porquê ouvindo sua interpretação meticulosa e inspirada e sua sonoridade impressionante.

0
Read More

140 – Mozart: Sinfonias Haffner e Praga (Danilo Guanais)

Dentre as 41 Sinfonias atribuídas a Mozart, as 13 primeiras foram compostas enquanto ele era ainda uma criança, sendo que a primeira, aos 8 anos. As mais importantes, naturalmente, são obras de maturidade, como as duas que ouviremos neste episódio. A primeira foi uma encomenda da família Haffner, de Salzburgo, que patrocinou as primeiras turnês de Mozart. A segunda deriva seu nome da cidade de Praga, fervorosa entusiasta de sua obra, e onde foi estreada.

0
Read More

139 – Obras de órgão de J. S. Bach (Danilo Guanais)

O órgão é o maior instrumento musical e o de maior extensão. Alguns exemplares podem chegar a soar com uma potência equivalente a três orquestras. O órgão foi o instrumento da preferência de Johann Sebastian Bach, sendo que, enquanto estava vivo, o grande mestre barroco foi mais reconhecido como organista do que como compositor. A obra para órgão de Bach é bastante rica, extensa e variada, e não tão conhecida pelo público em geral.

0
Read More

138 – Transcrições Barrocas para 2 violões (Marcus Varela)

Uma parte significativa do repertório para violão inclui a música de períodos antigos, como o Barroco, e é inteiramente formada por transcrições. Muitas obras antigas funcionam de modo perfeitamente adaptado ao idioma violonístico. Isto é o que pretendemos demonstrar neste episódio, em que o repertório conta com música escrita para o cravo há cerca de 270 anos. A interpretação é dos irmãos Sérgio e Odair Assad. Ouviremos peças de Rameau, Couperin e Domenico Scarlatti. Visite a página do podcast Música…

0
Read More

137 – Ciclos em 24 tonalidades: Parte 4 (Marcus Varela)

Na construção de um Prelúdio há uma grande liberdade, e o compositor não está preso a um modelo ou esquema determinado. Apesar disso, é comum se estabelecer um fio condutor, que pode ser um pequeno motivo, uma fórmula de arpejar os acordes, uma frase ou sequência rítmica, ou qualquer outra ferramenta criativa. Ao final deste episódio teremos acompanhado 96 Prelúdios, no decorrer de toda a série. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

136 – Ciclos em 24 tonalidades: Parte 3 (Marcus Varela)

O Cravo bem Temperado de Bach não foi o primeiro ciclo em todos os tons, mas certamente influenciou a criação dos demais. Em relação a Chopin, o ciclo teria sido uma encomenda do fabricante de pianos e editor de partituras Camille Pleyel. O op.87 de Shostakovich foi inspirado na obra de Bach, a qual o compositor ouviu durante uma viagem à Alemanha. A incorporação do jazz ao ambiente clássico e acadêmico, torna as peças de Kapustin únicas e as reveste…

0
Read More

135 – Ciclos em 24 tonalidades: Parte 2 (Marcus Varela)

O dinamismo no modo de ouvir é uma das características do Música Viva, em que as propostas temáticas permitem uma grande diversidade na escolha e sequência do repertório. Neste segundo episódio da série, damos prosseguimento aos ciclos de Prelúdios em todas as tonalidades. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

134 – Ciclos em 24 tonalidades: Parte 1 (Marcus Varela)

Neste episódio iniciamos uma série de 4 programas que apresenta um modo diferente de ouvir e comparar ciclos de peças para o teclado, escritas nas 24 tonalidades maiores e menores. Partindo do Cravo bem Temperado de Bach, situamos em sequências nas mesmas tonalidades os Prelúdios op.28 de Chopin, os Prelúdios (sem as Fugas) op.87 de Shostakovich e os Prelúdios em estilo de Jazz, de Nicolai Kapustin. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

133 – Sonatas de Bach para flauta e cravo (Marcus Varela)

Durante o período Barroco, havia dois tipos de flauta, a doce e a transversal, também conhecida como Traverso. Bach escreveu música para ambas. No caso da flauta doce, foram seis Sonatas, sendo três delas para flauta e cravo e três para flauta e baixo contínuo. Ouviremos exemplos de ambos os grupos de Sonatas, interpretadas unicamente pela flauta doce e pelo cravo. As Sonatas contêm 3 ou 4 movimentos cada, com o caráter indicado pelo andamento. Visite a página do podcast…

0
Read More

132 – Compositores de transição: Pré-clássicos (Marcus Varela)

No Classicismo três compositores obtiveram um destaque tão grande na História, que seus nomes praticamente confundem-se com o estilo: Haydn, Mozart e Beethoven. Este episódio, porém, será dedicado a outros compositores do século 18, bem menos conhecidos e celebrados, mas cuja obra é também digna de atenção, pois influenciaram a transição entre o Barroco e o Classicismo: Johann Stamitz, Franz Benda, Franz Richter e Christian Cannabich. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

131 – Prelúdios de Debussy: Parte 2 (Marcus Varela)

A versatilidade no uso de técnicas, ritmos, harmonias e motivos, situa os Prelúdios de Debussy como um marco no desenvolvimento da música contemporânea. A orquestração de Colin Matthews toma certas liberdades, como prolongamento de notas, mudanças de articulação e de ênfase nas camadas da textura. Tudo buscando traduzir da melhor forma a atmosfera de cada Prelúdio para o idioma da orquestra. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

130 – Prelúdios de Debussy: Parte 1 (Marcus Varela)

Os Prelúdios para piano de Debussy foram compostos em duas séries de doze peças, entre os anos de 1909 e 1912. De inspiração livre e sem uma forma definida, são os primeiros ciclos deste gênero associados a algum conteúdo não musical, como imagens e personagens. Além de acompanharmos a interpretação ao piano, ouviremos uma seleção dos Prelúdios em versões orquestrais, criadas entre 2001 e 2006, pelo inglês Colin Matthews. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

129 – Passacaglia (Marcus Varela)

O tema deste episódio diz respeito a um gênero ou procedimento de composição: a Passacaglia. As obras que se valem desse procedimento apresentam uma linha melódica inicial no baixo, ou registro grave. Esta linha se repete continuamente no decorrer da música, e sobre ela são construídas variações. A melodia ou tema do baixo é geralmente simples. Isso faz com que ela se preste melhor como base para construção das variações, além de torná-la mais identificável. Visite a página do podcast…

0
Read More

128 – Brasil Musical: Contemporâneo (Danilo Guanais)

A música criada a partir da virada para o século 20 sofreu profundas transformações, acompanhando as cada vez mais rápidas mudanças no modo de vida das sociedades humanas. No Brasil, a multiplicidade de estéticas e tendências disponíveis tem sido acrescida com características de nossa cultura popular, reconhecíveis ou não na superfície da música. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

0
Read More

127 – Brasil Musical: Violão (Danilo Guanais)

O violão é o instrumento que melhor se adaptou à cultura brasileira, e está presente em inúmeros gêneros populares. A música brasileira de concerto, feita para o violão incorpora muitas vezes esta influência popular, como poderemos perceber no repertório deste episódio. Os intérpretes são os irmãos Sérgio e Odair Assad, que juntos formam o melhor duo de violões do mundo em atividade. Visite a página do podcast Música Viva e ouça outros episódios

1
Read More